top of page
  • Foto do escritorAnsiedade Criativa

ANSIEDADE. Você tem?


Você sabia que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o Brasil é o país mais ansioso do mundo? Do muuuundo!


São 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) que convivem com esse transtorno.


Motivado por esses alarmantes indicadores, o Ansiedade Criativa passou por uma importante atualização, para que, de fato, ele possa ajudar outras pessoa que sofrem com a ansiedade, então eu envie uma pesquisa, sobre esse assunto, para algumas pessoas mais próximas, e pedi para que enviassem a seus conhecidos.


As respostas foram importantes porque me trouxeram dados para trabalhar pautas para o Ansiedade Criativa.


Das 15 pessoas que enviei, eu acabei obtendo mais de 70 respostas. Das pessoas que responderam à pesquisa, na faixa de 11 a 67 anos, a grande maioria era do Brasil, de diferentes regiões do país, mas também tivemos pessoas dos Estados Unidos, Canadá e Itália. Dessas 70 pessoas, que passa a ser o equivalente a 100%, 64,7% delas se diz ansiosas, de cara, enquanto, 32,4% diz que sente essa emoção às vezes.


Questionadas sobre o nível de ansiedade, apenas 4,5% se considerou com nível 1, que era o mais baixo. O restante ficou um pouco variado, mas a grande maioria, 40,3% ficou na faixa do 3, que é uma pessoa relativamente ansiosa.


Perguntada se a pessoa tem consciência de onde vem a ansiedade, 8,8% respondeu que não. Enquanto, 39,7% diz que sabe, às vezes.


Sobre aquela lista imensa de situações que podem deixar as pessoas ansiosas, vou elencar aqui os cinco primeiros tópicos que mais foram marcados pelas pessoas. “Ficar remoendo umas coisa que precisa ser resolvido” encabeça a lista, com sendo o que mais aflige 52 pessoas, das 70 que responderam. Na sequência, vem “Deixar algo pendente”, com 46 respostas. Depois, vem “Esperar por alguém”, com 45 respostas. Na sequência, “Falar em público”, com 44. E, para fechar o top 5, 40 pessoas das pessoas marcar a “incerteza” com uma das maiores causas da ansiedade em suas vidas.


Agora, perguntados sobre “Como você lida com a ansiedade”, vamos aos cinco primeiros tópicos marcados pelas pessoas: 51 responderam que “Respirar fundo” é a melhor jeito de lidar com essa emoção. Na sequência, com 36 marcações, foi “ouvir música”. Depois, empatados, com 31 respostas, temos “Assistir a filmes” e “Ficar sozinho”, seguido por “Assistir a séries”, com 30 respondentes. Ah, como tinha campo para completar, tem gente que até colocou “pagar contas” como uma forma de aliviar a ansiedade. Alguém aí também tem esse método? Confesso que também me sinto menos ansioso. Me traz a sensação de dever cumprido.


Questionadas sobre as áreas que as pessoas gostariam de receber dicas para diminuir ansiedade, o primeiro tópico mais votado foi “Dicas ligadas às coisas simples da vida”, com 54 respondentes. Na sequência, vem “Dicas ligadas à área da criatividade”, seguido de “Dicas ligadas à área de comunicação. Por fim, temos “Dicas ligadas à área de tecnologia”.


Sobre “O que seria Ansiedade Criativa para o respondente”, ahhh... as respostas me encheram de orgulho. Praticamente todo mundo escreveu algo que tem muito a ver com o propósito do Ansiedade Criativa, que é ajudar as pessoas, por meio de dicas que experienciei ao longo da minha vida como uma pessoa ansiosa, nas áreas da criatividade, comunicação e, também, tecnologia, e que podem ajudar outras pessoas também.


Graças a essas respostas, eu poderei gerar conteúdo pro Ansiedade Criativa. Muito obrigado a cada de vocês.


Se você tem sugestão de alguma pauta, por favor, deixe um comentário aqui embaixo. O que deixa você ansioso ou ansiosa? E o que você costuma fazer para diminuir isso?


Qualquer contribuição é sempre muito importante.


Espero que você tenha gostado da pesquisa e que possa te dar ajuda você, nem sem que seja apenas para você ter se identificado com, pelo menos, algum informação trazida aqui.





⚠️ Ahh eu deixei a pesquisa em aberto. Se você quiser também responder à pesquisa, no link abaixo. Participe:



Vamos ser amigos nas redes sociais?!

Só clicar em cima da rede social, abaixo.



コメント


bottom of page